quinta-feira, 3 de junho de 2010

BAIXA GRANDE - Igreja Nossa Senhora das Graças



Nossa Senhora das Graças (19.03.1941)
Endereço: Av. Barros Barreto 150 - Baixa Grande
CEP: 28140-000 - Campos dos Goytacazes - RJ
Tel.: (0xx22) 2721-6339
Pároco : Padre Carlos Magno da Silva Amâncio





Consta em nossos arquivos, que a Paróquia foi fundada em dezenove de março de mil novecentos e quarenta e um, à frente da Diocese de Campos estava o Bispo D. Otaviano Pereira de Albuquerque.
Durante sessenta e um anos esteve aos cuidados dos beneméritos monges beneditinos. Durante este período, foram eles os responsáveis pelo crescimento espiritual do povo de Deus.
Neste período foram muitas as Capelas construidas, como também escolas.
O monge beneditino D. Fidelis Wídmer foi quem mais se dedicou a serviço do povo de Deus, construindo capelas para que os fiéis pudessem praticar sua fé, participando do sacrifício da Santa Missa, os monges se desdobravam para atendê-los realizando, batizados, casamentos e etc.
Visto que a Igreja mais próxima era a Igreja do Mosteiro de São Bento em São Bento, então logo que chegou ao Brasil ele se sensibilizou com a dificuldade dos fiéis e com muito esforço e ajuda das pessoas solidárias, ele e demais padres construiram algumas capelas.
Hoje a então Paróquia Nossa Senhora das Graças com sua sede em Baixa Grande, conta com 31 Capelas, onde há missas mensais.
Os monges beneditinos construiram algumas escolas: a escola de São Bento em São Bento, a escola Santa Terezinha em Baixa Grande e a escola de Mussurepe.
Consta no livro de Tombo n.º2 fls 40 v.º a provisão de D. Fidélis Wídmer nomeado vigário no dia 13/03/1949 pelo então bispo na época D. Antônio. Nota-se então que D. Fidelis teve um papel muito importante na criação da Paróquia. Também construída pelos monges beneditinos no século XVIII a igreja de Santo Amaro em Santo Amaro onde surgem de vários lugares do município de Campos um grande número de fiéis devotos e fervorosos. A tradicional festa realiza-se no dia 15 de janeiro, passando inclusive a ser feriado Municipal.

Um comentário:

  1. Atualmente a Paróquia possui 9 capelas dentre elas Santa Teresinha de Ponto Coqueiro; São Pedro em Barra do Jacaré; Imaculada Conceição em Sabonete; Santa Cruz em Cazumbá; São Miguel em Campo de Areia; São José em Córrego Fundo; São João Batista em Marrecas; Santa Cruz em Babosa e Nossa Senhora de Fátima em Mussurepe e a Matriz Nossa Senhora das Graças em Baixa Grande. Atualmente o pároco é o Pe Alcemar e o Vigário Paroquial é o Pe Carlos Augusto Duncan Franco

    ResponderExcluir