sábado, 5 de junho de 2010

CENTRO - Igreja de Nossa Senhora do Terço

prédio antigo


O único registro encontrado a respeito dessa igreja que possui frente para a Rua Carlos de Lacerda e fundos para a antiga rua Barão de Cotegipe, foi encontrado na página 314, do livro Subsídios para a História dos Campos dos Goytacazes, de autoria de Júlio Feydit. Ele nos conta que,
Em 1813 benzeu-se a 1ª pedra para a fundação da igreja de N. Senhora do Terço. Em 31 de dezembro de 1849, principiou-se novamente a assentar as pedras para a sua continuação, que por todo aquele tempo esteve paralisada, e. à custa de esmolas, apenas puderam levantar as paredes 20 palmos em altura para o sul,5 para o Norte e 25 na frente, tornando a obra a ficar paralisada.
Em 14 de abril de 1847, foi nessa igreja instalado o liceu provincial. Dois anos depois, em 7 de janeiro de 1849, foi enviada à Câmara uma representação com 113 assinaturas, pedindo providências para que o liceu que havia sido instalado em presença de D. Pedro II, no consistório da Igreja do Terço, fosse mudado para o seminário da Lapa. Justificavam essa necessidade pelos motivos seguintes:
“ Havia decorrido mais de um anno, e o lyceu não dava resultado e em breve seria reduzido a uma perfeita nullidade, por quanto já alguns paes, não achando adiantamento em seus filhos, os havia mandados para os collegios do Rio de Janeiro, com grandes sacrifícios e despezas, não só pela falta de accomodações daquele edifício provisório como também porque , não tendo no lyceu uma latrina, os alumnos, delle eram forçados em suas necessidades a exporem-se publicamente praticando actos indecentes no adro da egreja que faz frente à rua do Rosario, o qual, guardado unicamente por uma grade, que não véda á vista de quem passa poder testemunhar os mesmos actos resultando tanta immoralidade, o desreipeito ao Culto Divino, e a perda do pudor para esses jovens, numa idade em que tanto precisavam da mais escrupulosa vigilancia, sobre sua educação e recato. Havendo nesta cidade, o edifício da Lapa, com a denominação de Seminario, offerecendo commodidades para o estabelecimento do lyceu para alli devia ser mudado.
A inutilidade do lyceu onde se achava era patente, e bastava attender, que a aula de latim apenas era frequentada por 36 alumnos, a de francêz por 22, a de geometria por 4, a de rhetorica por 4 a, philosophia 2 e a agricultura nem um.”
Chegando a Campos em 9 de agosto de 1850, o vice presidente da provínciaJoão Pereira Daguirre faro, e apreciando ao vivo as péssimas condições do liceu em 14 desse mês concedeu por conta dos cofres provinciais 7:000$000 para reparo do Seminário da Lapa, a fim , de para aí se transferir o liceu e nomeou o barão de Muriaé para dirigir e inspecionar os reparos , é agenciar uma subscrição para as despesas necessárias com as acomodações do edifício que deveria ter capacidade para admitir 40 pensionistas.

BIBLIOGRAFIA
FEYDIT, Júlio, Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, RJ, Editora Esquilo Ltda, 1979.

Prédio novo localizado à Rua Sete de Setembro,
ao lado da CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário