sexta-feira, 4 de junho de 2010

SÃO SEBASTIÃO - Igreja de São Sebastião


São Sebastião (11.10.1786)
Endereço: Praça São Sebastião s/n
São Sebastião de Campos dos Goytacazes- 4° distrito
CEP: 28145-000 - Campos - RJ
Telefone: (0xx22) 2721-7108
E-mail: matrizsaosebastiao@ig.com.br
Pároco: Padre Lenilson Alves dos Santos

Iniciamos a trajetória de implantação e ereção de uma das paróquias mais antigas da nossa diocese de Campos, a partir da formação e aglomeração de pessoas nas antigas freguesias, hoje comunidades ou distritos, a história da nossa freguesia e da nossa paróquia surgi de remotas datas do século XVIII.

A freguesia de São Sebastião tem sua localização geográfica na continuação da planície em que estão as duas freguesias precedentes, a de São Gonçalo e o Mosteiro Beneditino de São Bento que mais também se tornaram paróquias, e limitando-se do lado sul com a Lagoa Feia e do nascente abrange a praia do Açu e o cabo de São Thomé.
A freguesia contava com três modestos templos; o Mosteiro de São Bento, a Capela de Santo Amaro e o de São Sebastião.

A matriz da freguesia foi fundada em 1710 pelo fazendeiro Sr. Sebastião Rebello, em suas terras, daí vem a escolha de ter como patrono da matriz o santo mártir São Sebastião. Na construção da Matriz foi empregado vários escravos, deles se aproveitavam os moradores circunvizinhos para satisfazerem os preceitos anuais e usuais do Catolicismo Romano, até que no ano de1753, falecido o fundador e arruinado o templo, apesar do patrimônio que ele estabeleceu a matriz, os moradores por unânime e decidida vontade na conservação do templo requereram ao imperador Dom Pedro I que declarasse Capela o freguesia perpétua, desligando-se da freguesia de São Gonçalo, o terreno para esse fim foi concedido por alvará de 5 de fevereiro de 1811, em conformidade do qual lavrou-se o edital de 24 de abril de 1811, marcando os limites da nova freguesia. Foi seu primeiro pároco próprio Pe. João Rodrigues de Aguiar.
Tem de superfície 821, 96 km quadrados com uma população que em 1880 se compunha de 9,440 pessoas, o que equivalia a 8 habitantes por km².

A paróquia de São Sebastião de Campos é a 2ª paróquia da Diocese de Campos mais antiga.


Um comentário:

  1. Minha curiosidade em saber historia de onde nasci a igreja que fui batizada, Eucaristia, crisma me casei

    ResponderExcluir