
Endereço: Praça São Sebastião s/n
São Sebastião de Campos dos Goytacazes- 4° distrito
CEP: 28145-000 - Campos - RJ
Telefone: (0xx22) 2721-7108
E-mail: matrizsaosebastiao@ig.com.br
Pároco: Padre Lenilson Alves dos Santos
Iniciamos a trajetória de implantação e ereção de uma das paróquias mais antigas da nossa diocese de Campos, a partir da formação e aglomeração de pessoas nas antigas freguesias, hoje comunidades ou distritos, a história da nossa freguesia e da nossa paróquia surgi de remotas datas do século XVIII.
A freguesia de São Sebastião tem sua localização geográfica na continuação da planície em que estão as duas freguesias precedentes, a de São Gonçalo e o Mosteiro Beneditino de São Bento que mais também se tornaram paróquias, e limitando-se do lado sul com a Lagoa Feia e do nascente abrange a praia do Açu e o cabo de São Thomé.
A freguesia contava com três modestos templos; o Mosteiro de São Bento, a Capela de Santo Amaro e o de São Sebastião.
A matriz da freguesia foi fundada em 1710 pelo fazendeiro Sr. Sebastião Rebello, em suas terras, daí vem a escolha de ter como patrono da matriz o santo mártir São Sebastião. Na construção da Matriz foi empregado vários escravos, deles se aproveitavam os moradores circunvizinhos para satisfazerem os preceitos anuais e usuais do Catolicismo Romano, até que no ano de1753, falecido o fundador e arruinado o templo, apesar do patrimônio que ele estabeleceu a matriz, os moradores por unânime e decidida vontade na conservação do templo requereram ao imperador Dom Pedro I que declarasse Capela o freguesia perpétua, desligando-se da freguesia de São Gonçalo, o terreno para esse fim foi concedido por alvará de 5 de fevereiro de 1811, em conformidade do qual lavrou-se o edital de 24 de abril de 1811, marcando os limites da nova freguesia. Foi seu primeiro pároco próprio Pe. João Rodrigues de Aguiar.
Tem de superfície 821,
A paróquia de São Sebastião de Campos é a 2ª paróquia da Diocese de Campos mais antiga.
Minha curiosidade em saber historia de onde nasci a igreja que fui batizada, Eucaristia, crisma me casei
ResponderExcluir