sábado, 5 de junho de 2010

CENTRO - Igreja de Nossa Senhora do Carmo




Em nossa pesquisa, encontramos no Guia Geral da Cidade de Campos, edição 1992, a seguinte referência,

Outra obra de arte. Seu interior é de extraordinária beleza religiosa, tendo sido erigida em 1752, em estilo barroco, achando-se situada na Rua 13 de Maio,44. Seu teto é todo trabalhado com desenhos dourados e quadros (num total de 24) em pintura à óleo, retratando passagens da vida de Jesus Cristo.

À respeito da história dessa igreja, encontramos nas páginas, 265 e 266, do livro, Subsídios para a História dos Campos dos Goytacazes”, o seguinte relato, escrito pelo seu autor, Júlio Feydit,

A ordem terceira do Carmo tinha uma pequena capela insuficiente e acanhada, em proporção aos recursos da irmandade e por isso, em 1778 pediu à Câmara os terrenos, onde hoje se acha edificada a sua igreja.
No livro de registros de 1779-1783 a folhas 49 verso, se acha a seguinte carta de data:
“O Juiz Presidente e mais officiaes da câmara, que servimos n´esta Villa de Sam Salvador Parahiba do Sul e seu termo, oprezente anno, etc. Fazemos saber aos que ésta nossa prezente carta de datta virem que a nós nos enviaram a dizer por sua petição retro escripta, o Irmão Prior e mais Irmaons da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo desta sobredita villa o contheúdo, pedindo-nos em fim e concluzão da mesma, fosse-mos servidos conceder-lhes as terras que pediam na mesma petição, na forma que n´ella se vê expressada, a qual petição sendo nos aprezentada e por nós vista lhe pozemos por nosso despacho retro escripto: que lhes concedia-mos as duas dattas na fórma do estylo, sem prejuízo de terceiro o mais que se achasse inteirados os mais confrontantes pagando de foro duzentos reis de que assignariam termo na forma de sua carta de datta que lhes passaria na fórma praticada. Sam Salvador em câmera, de 8 de Dezembro de 1778 – Queiroz, Crespo, Pereyra, Faria. Por bem do qual nosso despacho se passou aos ditos suplicantes a prezente carta de datta pela qual lhes damos e conferimos e lhes havemos dadas e conferidas para a dita sua venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo d´esta Villa as refiridas duas dattas de chaons que pedem de seis braças de testada cada huma datta na rua ou estrada geral que sahe do Concelho para o Queimado, entre os chaons que já possuem e o muro de Domingos Fernandes Rocha, fazendo fundos para a Capella da ditta Senhora, e bem assim todas as mais sobras de chaons que houverem devolutos na mesma paragem depois de inteirados os mais confrontantes de chaons o fundo que direitamente lhes pertencer sem prejuízo de terceiro, na forma de estylo, pagando annualmente de foro duzentos réis de que assignarão termo no competente Livro deste Senado, em cujos chaons farão cazas dentro de um anno e não as fazendo ficarão devoluptas para se poderem dar a quem as pedir, o que assim cumprirão. E por firmeza tudo lhes mandamos passar a prezente por nós assignada e sellada com o signete que perante nós serve que se registrará. Dada e passada nesta Villa em Câmera, de 8 de Dezembro de 1778, e eu Francisco Franco Henrique de Miranda Escrivão da Câmera o subscrevi. O juiz João Gomes da Motta, os vereadores José Gomes Crespo, José Joaquim Pereira. O Procurador João Peixoto de Faria, O Syndico da Ordem 3ª Luis Caetano de Souza.

BIBLIOGRAFIA
FEYDIT, Júlio, Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, RJ, Editora Esquilo Ltda, 1979.
HEMEROGRAFIA
Guia Geral da Cidade de Campos dos Goytacazes – 1992 – pgs. 41 a 43 – ano 49 nº 49


Nenhum comentário:

Postar um comentário