sábado, 5 de junho de 2010

CENTRO - Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte



De acordo com o texto encontrado no Guia Geral da Cidade de Campos, a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, fica

Situada na Avenida Alberto Torres, é a mais procurada para velórios, tendo como grande atração uma enorme imagem de São Jorge, cuja data é reverenciada à altura do imenso número de devotos do “Santo Guerreiro”.
Sobre essa igreja, na página 161, de seu livro, Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes, Júlio Feydit, conta que,

“Registro de huma carta de data que me apresentaram os Irmãos de Nossa Senhora da Boa-Morte.
“Os juizes e officiaes da Câmara desta Villa de S. Salvador da Parahyba do Sul, em o presente anno de 1736, na fórma da lei de Sua Magestade que Deos Guarde etc. Fazemos saber aos que esta carta de data virem, que atendendo o representar-me por sua petição os Irmãos da Irmandade de Nossa Senhora da Boa-Morte, que na paragem onde se tinham concedido aos irmãos de São Benedicto para fazerem sua Igreja e por terem determinado para outra parte a factura da dita Igreja nos pediram lhes concedêssemos a dita data para fazermos a dita Igreja, como mais longamente consta da sua petição retro – Lhe puzemos o nosso despacho: - Passe carta de data não prejudicando a terceiro ou a outra qualquer pessoa, como nella se contem, por cuja rezão e por virtude desta Nossa Carta de Data, sendo primeiro por nós assignada e sellada com o sello deste concelho. Fazemos mercê aos suplicantes dos chãos que pedem, não prejudicando a terceiro, ou a algum direito que algumas pessoas possam ter. A qual Capella se levantará dentro de um anno, e não o fazendo dentro do dito tempo, ficarão devolutos e se darão a quem nol-as pedir, as quaes terras gosarão elles para effeito da dita Capella, sem foro ou tributo algum, livres e isentos de tudo, porém com a obrigação de trazer limpa a sua testada. Dada em Câmara aos 28 do mez de Abril de 1736. E eu José da Silva do Rosário escrivão da Câmara o fiz escrever e subscrevi. Gregório Gomes Crespo, Euzébio Cordeiro de Alvarenga, Manoel de Souza Tavares, Francisco Gomes Rangel, Antonio Dias Ferreira, Juiz da Irmandade, Constantino Soares”.
Todas as sesmarias de Campos, principiando pela das sete capitães, conhecidos por hereús foram dadas sem foro nem pensão alguma, só reservando o pau Brasil, as minas e com condição de deixarem meia légua de terras, descobrindo-se na sesmaria, rio caudaloso que necessitasse de barca para atravessar? Qual o título que o mosteiro apresenta para provar que as terras onde se acha colocada a cidade lhe pertence?
No livro de foros da C. M. de 1721-1756 se acham os termos de aforamentos de terras da Câmara nos lugares seguintes:
Cruz das Almas na beira rio, Estrada do Saco, Queimado Covas d´Areia, Porto da Cadeia, Porto da Lancha, e o auto de posse judicial desse último aforamento.
São documentos incontestáveis que a Câmara possui, e que provam o direito que ela tinha e tem às terras de seu patrimônio.
E na página 313, ele complementa o texto anteriormente escrito, com outras informações,
A irmandade da Boa Morte, que como vimos, obteve os chãos para fazer o templo em 28 de abril de 1736, principiou nesse ano, a fazer a capela e a concluiu muitos anos depois,porém sem a torre, para cuja construção os irmãos fizeram uma subscrição pública, que rendeu 1:254$040, de cuja importância sobrou 314$440, só tendo gasto naquele serviço o síndico Thomaz de Andrade Motta a quantia de 939$600. A torre ficou concluída em 17 de agosto de 1846.
A 6 de abril de 1880 reuniram-se os irmãos de Ordem 3ª da Boa Morte em mesa conjunta, e nomearam uma comissão composta dos srs. José Caetano Carneiro, José da Motta ferreira, e Francisco Joaquim das chagas, para tomarem conhecimento, e providenciar sobre as jóias pertencenmtes à referida Ordem que havia sido subtraídas e vendidas pelo andador João Baptista. Verificou a comissão que faltava: “uma lampada grande de prata, uma dita pequena , uma calderinha e hyssope, um turíbulode prata e naveta, um calice rico de prata lavrada um riauissímo cordão de ouro e figa que se achavam no pescoço de Santa Rita de Cassia, uma côroa de prata, uma dita pequena, 10 cadeiras de palhinha,uma salva de prata grande, de peso de 500 oitavas, doadas pelas irmãs Leite.”
O andador, depois de fazer esse furto, desapareceu.

Se as irmandades em Campos não tivessem sido roubadas escandalosamente, as jóias doadas aos Santos, as casas, escravos, sítios, etc. se elevariam a um valor importante com o qual cada uma delas poderia ter um hospital, para o tratamento dos seus confrades

BIBLIOGRAFIA
FEYDIT, Júlio, Subsídios para a história dos Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, RJ, Editora Esquilo Ltda, 1979.
HEMEROGRAFIA
Guia Geral da Cidade de Campos dos Goytacazes – 1992 – pgs. 41 a 43 – ano 49 nº 49

Um comentário: