quinta-feira, 3 de junho de 2010

DONANA - Igreja Nossa Senhora do Rosário



Donana é o lugarejo da Baixada Campista mais próximo da cidade de Campos, e ali também se encontra uma das capelas mais antigas, a de Nossa Senhora do Rosário”, dedicada à mesma padroeira de Campo Limpo. Quem zela pelo lugar há 61 anos é o ancião Benedito Francisco Martins, 81, que não se cansa de desse voltado para a preservação do patrimônio histórico.
Segundo Benedito, a capela tem 403 anos, foi construída pela família Carneiro da Silva (Visconde de Quissamã) que era proprietária da Fazenda Visconde. Depois de alguns anos a construção foi requerida pelo Estado e, enfim, tombada pelo Patrimônio Histórico. Há três anos toda a estrutura vem passando por reforma geral.
Mesmo triste com a paralisação das atividades religiosas o guardião e zelador da capela Nossa Senhora do Rosário fica ansioso para ver tudo pronto e relembra os anos de dedicação e devoção à Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo.
“Fico triste, tem gente que chora porque a igreja está fechada. Eu fico com saudades, mas não vejo a hora de ficar tudo bonito novamente. Tenho 81 anos, se não tivesse uma padroeira dessa não viveria tanto”.

Um comentário:

  1. Eu que moro em Donana 43anos fico muito triste de ver a nossa igreja católica fechada tem que voltar a abrir pra que os moradores da nossa localidade ficam sastifeito .

    ResponderExcluir